A escova progressiva revolucionou o mercado da beleza há anos, mas ainda gera muitas dúvidas e polêmicas.
1. "Progressiva sem formol não alisa" - MITO
Antigamente, o formol era o principal ativo alisante (hoje proibido em altas concentrações pela ANVISA). Atualmente, ácidos como o glioxílico, lático e hialurônico, aliados ao calor da prancha, conseguem alisar perfeitamente até cabelos crespos, de forma segura e ética.
2. "Grávidas não podem fazer progressiva" - VERDADE (PARCIAL)
A maioria dos médicos contraindica químicas alisantes no primeiro trimestre ou até o fim da amamentação, devido à absorção de substâncias pelo couro cabeludo. Sempre consulte seu obstetra antes de qualquer procedimento.
3. "Progressiva trata o cabelo" - MITO
Embora o cabelo fique brilhante e macio, isso é um efeito cosmético de selagem das cutículas. A estrutura interna do fio é alterada quimicamente. Por isso, a manutenção com hidratação e reconstrução é indispensável para repor a massa perdida.
4. "O cabelo vicia na química" - MITO
O cabelo não tem "memória biológica" para vício. O que acontece é que, quando a raiz cresce (com a textura natural), o contraste com o comprimento liso incomoda, gerando a "necessidade" de retocar para manter o visual uniforme.
A Importância da Honestidade
Muitos produtos dizem ser "naturais" mas contêm químicas disfarçadas. Sempre peça para ver a embalagem e a composição do produto que será aplicado no seu cabelo.